Itaú, Bradesco, Petrobras, Branco do Brasil e Skol. Estas são, respectivamente, as marcas mais valiosas do país segundo ranking elaborado pela Interbrand, consultoria líder mundial em estratégia e identidade de marca. Juntas essas companhias respondem por 75% do valor total das 25 maiores marcas brasileiras, que é de R$ 92 bilhões. Apesar de as primeiras colocadas terem um valor bem maior que as demais participantes do ranking, todas as companhias tiveram um aumento expressivo no valor de suas marcas. A nota de corte, que é feita a partir do valor médio, subiu de R$ 87 milhões, em 2009, para R$ 209 milhões em 2010. “Estamos vendo um reflexo claro do crescimento da economia e da maior preocupação dos gestores com suas marcas”, afirma Daniela Bianchi, diretora de estratégia da Interbrand.
A marca que teve maior aumento de valor em 2010 foi a Hering, com um aumento de 45% em relação a 2009. Depois de um trabalho bem-sucedido de reposicionamento, a marca fechou o ano passado valendo R$ 209 milhões.
A Vale foi outro destaque. Com a forte crise de 2008, a empresa sequer apareceu na lista das 25 maiores do ano passado. Mas para recuperar posição, a mineradora investiu em uma forte campanha institucional, que colocou a companhia na 8ª posição da lista, com um valor de R$ 2,6 bilhões.
Também se destacaram na lista deste ano algumas empresas varejistas. Extra, Casas Bahia, Pão de Açúcar e Ponto Frio apareceram pela primeira vez no ranking, mostrando que a consolidação desse setor da economia vem alavancando o valor das marcas.
Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo, que em 2009 não existia”, afirma Daniela.
Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo, que em 2009 não existia”, afirma Daniela.
O ranking da Interbrand leva em conta duas dimensões, a Força da Marca e o Papel da Marca. Força é a capacidade da marca de assegurar lucros futuros. Já o Papel, representa a influência da marca no processo de compra.
A seguir, confira o ranking das maiores marcas do Brasil em 2010
As 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2010 | ||||
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Marca | Valor (em milhões de reais) | Crescimento em relação a 2009 | ||
Itaú | 24.296 | +18% | ||
Bradesco | 13.633 | +10% | ||
Petrobras | 11.608 | +7% | ||
Banco do Brasil | 11.309 | +8% | ||
Skol | 7.277 | +10% | ||
Natura | 5.666 | +22% | ||
Brahma | 4.351 | +21% | ||
Vale | 2.656 | Não estava no ranking anterior | ||
Antarctica | 2.013 | +15% | ||
Vivo | 1.700 | +16% | ||
Lojas Renner | 835 | +7% | ||
Lojas Americanas | 703 | +17% | ||
Embratel | 619 | -15% | ||
Cielo | 604 | Estreia no ranking | ||
Cyrela | 587 | +8% | ||
Caixa Econômica Federal | 563 | Estreia no ranking | ||
Oi | 514 | +8% | ||
Banrisul | 501 | Estreia no ranking | ||
Extra | 496 | +9% | ||
Casas Bahia | 447 | -22% | ||
Braskem | 422 | Estreia no ranking | ||
Pão de Açúcar | 389 | Estreia no ranking | ||
Net | 323 | +10% | ||
Ponto Frio | 232 | Estreia no ranking | ||
Hering | 209 | +45% | ||
Fonte: Interbrand |
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