Small Green Pointer BLOG ESPRO - CBT: CONTABILIDADE: Você sabe o que é? Para que serve?

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CONTABILIDADE: Você sabe o que é? Para que serve?

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração. No Brasil, os profissionais de contabilidade são chamados de contabilistas. Aqueles que concluem os cursos de nível superior de Ciências Contábeis recebem o diploma de bacharel em ciências contábeis (Contador). Existe também o título técnico de contabilidade aos que têm formação de nível médio/técnico. Uma das definições é que a contabilidade é um grande depósito de informações da empresa e uma metodologia voltada para captar, registrar, acumular, resumir, interpretar os aspectos que refletem nos âmbitos econômico, financeiro e patrimonial.

Finalidades da Contabilidade

Pode-se atribuir finalidades básicas à informação contábil, tais como a finalidade de controle e a finalidade de planejamento. Controle, neste caso, é o processo pelo qual a alta administração se certifica, na medida do possível, de que a organização está agindo em conformidade com os planos e políticas traçados pelos donos de capital e pela própria alta administração. Trata-se de uma conceituação bem ampla de controle, em contraste com a definição restrita, que resumia controle a uma função quase 'policial' dentro da empresa, única e exclusivamente. A finalidade principal é motivar a organização toda rumo a um desempenho melhor. Esta tarefa requer paciência e determinação, bem como um conhecimento perfeito da produção da empresa, das necessidades informativas de cada setor e de cada gerente, conhecimento que se dá através dos seguintes relatórios:

Balanço Patrimonial - O Balanço Patrimonial objetiva apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data e tem informações sobre elementos fundamentais da atividade da organização, tais como recursos disponíveis, de que maneira eles são aplicados; o grau de liquidez (capacidade de pagamento); nível de endividamento (proporção entre capital próprio e dívidas) e perfil da dívida (distribuição entre curto e longo prazo).

•  Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados

Demonstração do resultado do exercício - Tal demonstração relata a história da atividade durante um exercício social ou durante períodos mais curtos (trimestre ou semestre).

Demonstração de origem e aplicações de recursos - Trata-se de uma análise para a verificação de quantos e quais recursos foram produzidos ou captados e qual o destino dados aos recursos, tais como distribuição de lucros ou dividendos; adições do ativo permanente; amortizações / captação de empréstimos e aporte de capital.

Planejamento

Planejamento, por sua vez, é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro. O processo de planejamento consiste em considerar vários cursos alternativos de ação e decidir qual o melhor. Planejamento (que deve ser diferenciado de simples previsão) pode abranger um segmento da empresa ou toda a empresa. A informação contábil, principalmente no que se refere ao estabelecimento de padrões ou standard e ao inter-relacionamento da Contabilidade com os planos orçamentários, é de grande utilidade no planejamento empresarial. Mesmo em casos de decisões isoladas sobre várias alternativas possíveis, normalmente utiliza-se grande quantidade de informação contábil.

Técnicas Contábeis

A fim de atingir sua finalidade, a Contabilidade utiliza as seguintes técnicas:

•  Escrituração: consiste em efetuar, de forma sistematizada, os registros das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial. A escrituração, portanto, é realizada levando em consideração a ordem cronológica de todos os acontecimentos. A técnica contábil da escrituração é baseada em documentos comprobatórios, ou seja, todos os acontecimentos a serem escriturados devem corresponder a um documento legalizado que comprove a sua veracidade.

•  Demonstrações contábeis: consiste em apresentar todos os registros efetuados em uma forma condensada, que apresente os resultados atingidos pela empresa em um determinado período. Os fatos registrados devem constar em demonstrações expositivas, que, segundo a Lei nº 6.404/76, são denominadas demonstrações financeiras.

•  Auditoria: técnica que busca ratificar a exatidão dos registros já efetuados e apresentados nas demonstrações contábeis. Consiste em um exame pormenorizado de todos os dados escriturados pela contabilidade, verificando se todos foram efetuados seguindo os princípios fundamentais da contabilidade. Essa técnica pode ser aplicada de duas formas distintas: auditoria interna e auditoria externa.

•  Análise: levando em consideração que as demonstrações contábeis representam dados sistematizados, que apresentam de forma sintética os resultados da empresa, nem sempre os usuários têm condições de interpretá-los. Assim, cabe à própria contabilidade decompor, comparar e interpretar os demonstrativos contábeis, com a finalidade de fornecer informações mais ágeis para os usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário