Administração é um conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim prever, ordenar e alinhar a estrutura, conduzir e tomar decisão nos NEGÓCIOS (Entrada, Fornecedor, Processamento, Saída e Cliente ou Parte Interessada) em ORGANIZAÇÕES (Industriais, comerciais e de serviços públicas e privadas) através dos PROCESSOS (atividades e tarefas), com a integração e avaliação de recursos [Financeiros, Materiais, Ambientais e Tecnológicos], por meio de PESSOAS; controlar os PROCESSOS com eficiência, para obter determinado PRODUTO ou SERVIÇO com eficácia e atingir meta, como RESULTADO (lucro, satisfação de outra parte, Cliente, cumprimento legal ou sustentabilidade) mediante a prática de ATOS de:
1) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
· objetivo (missão, visão, valores, diretrizes),
· meta (valor e prazo),
· projeto (estudo, com desenho e descrição, do que se quer realizar),
· orçamento (descrição pormenorizada das atividades, com a estimativa da receita e despesa),
· logística (tempo, movimento, provisão em qualquer atividade do negócio),
· tática (como se deve realizar), e
· plano de ação (o que, quem, quando, onde, como, por que e quanto),
2) ORGANIZAÇÃO
· sistema (entrada, processo, saída e realimentação),
· método (caminho para se chegar à meta),
· Estrutura Organizacional (autoridade e hierarquia, comunicação, divisão do trabalho e responsabilidades),
3) DIREÇÃO
· liderança,
· prevenção e correção
4) CONTROLE
· parâmetros, padrões
· indicadores balanceados)
dos trabalhos nos níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional) nos
“Campos da Administração”,
a) Mercadológico (Marketing e Vendas),
b) Produção (Execução do Produto ou Serviço, Suprimentos, Expedição e Distribuição),
c) Financeiro (Recebimentos, Pagamentos),
d) Pessoas
· Controle de Pessoal (Recrutamento, Admissão, Pagamento, documentos, Demissão e Controles),
· Relações Humanas (Interação com o negócio e conflitos; motivação; emoção e otimismo; interação com o ambiente; expectativas; méritos; necessidades; resultados; saúde; segurança; salário; crescimento; educação; Carreira e futuro; família),
e) Controladoria (Informações Gerenciais),
em qualquer ramo de negócio ou atividade, e cujas AÇÕES podem se desdobrar em:
v Pesquisa, estudo, investigação, informação, análise, relatório, parecer, perícia, laudo, arbitragem, interpretação, negociação, programação, implantação, cálculo, rastreamento, treinamento, conscientização, ensino, consultoria, assessoria, auditoria...
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